domingo, 22 de dezembro de 2013

A Mesa de Natal pelo Nosso Portugal...




Natal é época de mesa cheia e família reunida...cheira a açúcar e canela, lareira, o vinho na mesa e a comida posta. O natal é sinónimo de grandes refeições e tradições especiais...Afinal quem consegue resistir a estas iguarias fantásticas que se fazem no Natal?
Em Portugal, o bacalhau é o Rei da tradição, especialmente cozido com batatas e couves (Bacalhau com Todos).
A Norte do país denominam este bacalhau de Bacalhau da Consoada, mas também o podem consumir em Bolinhos de Bacalhau. Também se come Polvo e Fricassé de Aves, juntamente com o bacalhau na ceia de Natal.
No Alentejo, para além do bacalhau, come-se o lombinho de porco frito.
No Ribatejo, o Perú partilha a atenção com o bacalhau.
Na Ilha da Madeira, a ceia consiste em carne em vinha d'alhos, marinada no próprio condimento.
A doçaria natalícia é a que mais nos faz suspirar...de norte a sul persistem os fritos e muito doces, frequentemente polvilhados com açúcar e canela.
O Bolo Rei é um dos doces mais consumidos nesta época natalícia. Existe ainda uma grande variedade de doces natalícios consumidos pelos portugueses: azevias, empanadilhas,  nógados, rabanadas, lampreia de ovos, sonhos, arroz doce,aletria, leite creme, farófias, felhozes, broas castelares,tronco de natal...
Nos Madeira serve-se o bolo de mel e o bolo de família. Na Madeira come-se o Bolo de Natal acompanhado por licor de tangerina caseiro.

RECEITA DE LEITE CREME

1 L Leite
8 gemas
250g de açúcar
2 C.sopa de maizena
1 Casca de limão
1 pau de canela

Leva-se ao lume a ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela.  
Entretanto, misture com as varas o açúcar com a farinha maizena e vá adicionando as gemas, mexendo com as varas até obter um creme esbranquiçado. 
Logo que o leite ferva, coloque-o em lume baixo, e com o auxílio de uma concha, deite aos poucos uma pequena quantidade de leite fervido sem nunca parar de mexer, para que as gemas não talhem. Colocar esta mistura no restante leite fervido que se encontra ao lume e colocar em lume brando, mexendo sem parar até ferver e ficar com consistência cremosa. Retirar imediatamente do lume e colocar em pequenas taças. Deixar arrefecer, no frigorífico.
Polvilhar com um pouco de açúcar granulado e queimar com um maçarico de cozinha ou um ferro quente de queimar.

RECEITA DE SONHOS DE LARANJA
2,5 dl de água
50g de manteiga
150g de farinha
sumo de 4 laranjas
5 ovos
250g de açúcar
Sal, óleo
Levar ao lume a água temperada com sal e a manteiga. Quando ferver, juntar a farinha de uma só vez, mexendo rapidamente com uma colher de pau e até formar uma bola. Retirar e deixar arrefecer. Acrescentar o sumo de uma laranja, amassar bem e juntar os ovos um a um. Ligar tudo muito bem. 
Fritar colheradas desta massa em óleo bem quente. Pode passar por açúcar e canela, ou colocar calda de açúcar por cima.
Calda
à parte, ferver o açúcar com o restante sumo e água em quantidade suficiente para fazer meio litro.Deixar ferver 5 minutos e está pronto a servir com estes sonhos.

ARROZ DOCE TRADICIONAL
1 1/2 de água
75g de manteiga
8 colheres de sopa de açúcar
1l de leite quente
6 gemas
Casca de limão
Pau de canela
Sal a gosto
Canela em pó a gosto
1 1/2 chávena de arroz

Levar ao fogão a água numa panela com a manteiga, o pau de canela, o sal e a casca de limão.Quando o a água ferver, colocar o arroz em lume brando, e mexer para que não agarre ao fundo da panela. Quando a água tiver evaporado, em princípio o arroz está cozido. Adicione o leite já aquecido previamente e mexa até estar incorporado, deixando ferver até o arroz estar completamente cozido. Coloque o açúcar e mexa com frequência até ficar cremoso. Retire do lume. Coloque as gemas numa cuba e mexa com as varas. Adicione um pouco do arroz quente nas gemas e mexa rapidamente. Junte este preparado às restantes gemas e mexa com a colher de pau para engrossar.
Retire o pau de canela e as cascas de limão e coloque numa taça grande ou em pequenas tacinhas. Polvilhe, ou faça uma decoração com canela em pó.
Serve-se frio...

RABANADAS COM MEL E CANELA
4 fatias de pão tipo caseiro
100ml de leite
1 ovo
mel e canela q.b.
1 pau de canela e 1 casca de limão
óleo para fritar
Coloque o leite num tacho com a casca de limão e o pau de canela e leve ao lume, no mínimo até aquecer, para fazer infusão. Retire do lume e deixe arrefecer por completo. Retire o limão e a canela e coloque o leite num prato,  o ovo batido noutro prato. Passe o pão por leite e coloque a absorver num papel ou pano absorvente durante alguns minutos. Coloque o óleo a aquecer. Entretanto, passe o pão por ovo e quando o óleo estiver bem quente, frite dos dois lados. Ponha a escorrer em papel absorvente.Antes de servir, regue as rabanadas com mel e polvilhe com canela.

TRONCO DE NATAL
6 ovos
160g de açúcar 
70g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Manteiga q.b.

Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar a farinha ao fermento e peneirar. Bater as claras em castelo. Envolver as claras e a farinha peneirada ao preparado anterior. Forrar um tabuleiro com papel vegetal untado com manteiga. Verter o preparado e levar ao lume a cozer em forno médio (150ºC cerca de 25, 30 minutos). 
Polvilhar uma folha de papel vegetal com açucar baunilhado para desenformar a torta.
Entretanto, preparar o recheio e a cobertura.Levar ao lume o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga. Mexer sempre até engrossar e obter uma consistência para barrar.
Desenformar a torta em quente e rechear com o recheio de brigadeiro. Enrolar a torta a quente e deixar arrefecer. 
Retirar o papel vegetal e cobrir com o restante brigadeiro.Cortar as pontas e colocar de lado, de modo a fazer o tronco. Fazer umas riscas com o garfo (para fazer os efeitos do tronco) e decorar com cerejas em calda, côco ralado ou lascas de chocolate.


Sem comentários:

Enviar um comentário