domingo, 22 de dezembro de 2013

O Bolo Rei...



Ao que se sabe, o Bolo Rei remonta ao tempo dos romanos...Durante os banquetes festivos, este tinham por hábito eleger o rei da festa. Este processo era feito tirando à sorte com favas, daí ser designado como o Rei da Fava. 
A Igreja Católica aproveitou o facto deste jogo ser característico do mês de Dezembro e decidiu relacioná-lo com a Natividade (com os dias 25 de Dezembro e 6 de Janeiro). Dada a influência da Igreja, esta determinou que a data de 6 de Janeiro fosse designada por Dia de Reis e simbolizada por uma fava introduzida num bolo, cuja receita se desconhece actualmente.
O bolo rei actual surgiu na corte de Luís XIV, em França, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis. Vários escritores da época escreveu sobre esta iguaria, assim como o pintor Greuze a celebrou num famoso quadro com o nome Gâteau dês Róis.
Em 1789, com a Revolução Francesa, o bolo rei foi proibido, mas os pasteleiros que não quiseram perder o negócio continuaram a fazê-lo e alteraram o nome para Gâteau dês Sans-cullotes.
Foi popularizado em Portugal no século passado e segue uma receita originária do sul de Loire: um bolo em forma de coroa com massa lêveda... A primeira casa que se vendeu bolo rei em Portugal foi a Confeitaria Nacional de Lisboa em 1870. Foi o confeiteiro Gregório que o confeccionou nesta altura, baseando-se numa receita que Baltazar Castanheiro Junior Teixeira trouxe de París. Aos poucos, outras confeitarias da cidade começaram a produzir bolo rei, originando diferentes versões. No porto, este foi introduzido em 1890, pela Confeitaria de Cascais, segundo uma receita que o proprietário Francisco Júlio de Cascais tinha trazido de París.
Com a proclamação da República, em 5 de Outubro de 1910, o bolo rei ficou em risco por causa de conter a palavra "rei". Seguindo a lógica, deixando de existir este símbolo, também o bolo teria que deixar de existir...
Os confeiteiros, sabendo separar negócios de política, continuaram a fabricar o bolo dando-lhe o nome de ex-bolo rei, sendo que a maioria lhe chamou bolo Natal ou bolo de Ano Novo. Descontentes com estas designações, alguns republicanos passaram a chamar bolo Presidente ou Bolo Arriaga!

Deste modo, o bolo Rei é uma tradição entre o Natal e o dia de Reis e o seu nome alude aos 3 Reis Magos.
De forma redonda, com grande buraco no centro, é feito de uma massa branca e fofa misturada com passas, frutos secos e frutas cristalizadas...Tradicionalmente no interior do bolo encontrava-se a fava e o brinde. A fava dava a quem a recebesse o direito de pagar o próximo bolo rei; o brinde dava sorte a quem o encontrasse.

RECEITA DE BOLO REI

500g de farinha sem fermento
30g de fermento de padeiro
2dl de leite morno
120g de manteiga
1 colher de café de sal

70g de açúcar
raspa de uma laranja
raspa de um limão
3 ovos
2dl de rum
2 chávenas de frutos secos (nozes, pinhões, amêndoas, amendoins) picados grosseiramente
1 1/2 de fruta cristalizada picada
1 chávena de sultanas

Cobertura: fruta cristalizada, frutos secos, açúcar granulado

Peneire a farinha para dentro de uma tigela e faça uma cova no meio. Coloque nessa cova o fermento esfarelado. Dissolva-o com o leite morno e ao mesmo tempo, misture-o com a farinha existente nas bordas. Tape a tigela com um pano e deixe a massa levedar num local quente.
Derreta a manteiga, misture-a com o sal, o açúcar e as raspas de da laranja e do limão. Junte este preparado à massa com o fermento. Misture os ovos com o cálice de Rum e adicione também à massa. Comece por amassar este todo, juntamente com a farinha com uma colher de pau. Logo de seguida, amasse o preparado com as mãos, até que esta fique lisa e suave, desprendendo-se das paredes da tigela. Tape de novo a massa com um pano e deixe levedar até duplicar o volume.
Coloque a massa numa mesa de trabalho polvilhada com farinha e amasse-a de novo com as mãos adicionando as nozes, as amêndoas os pinhões, os amendoins, as frutas cristalizadas picadas e as sultanas. Divida a massa em duas metades, cada uma com cerca de 50cm de comprimento e enrole-as. Una os dois rolos de massa dando-lhes a forma de coroa.
Unte um tabuleiro e coloque nele os bolos. Bata as gemas com umas gotas de água e pincele as duas coroas. Decore com os frutos secos, as frutas cristalizadas e o açucar. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 200°C durante cerca de 25/30 minutos.

Read more at http://www.ptitchef.com/recettes/bolo-rei-king-cake-gateau-des-sans-cullottes-fid-192095#H4dQyAgzjA2TS4sv.99
 Peneirar a farinha para uma tigela e fazer uma cova no meio.Desfazer o fermento de padeiro no leite morno. Colocar esta mistura junto à farinha e misturar bem até fazer uma bola. Tapar a tigela com um pano e deixar levedar. num local quente. 
Derreter a manteiga, misturar com sal, açúcar e as raspas. Juntar este preparado à massa anterior. Misturar os ovos com o cálice de rum e adicione à massa. Amassar inicialmente com a colher de pau e depois com a mão, até a massa desprender das paredes da taça. Tapar de novo e deixar levedar até duplicar o volume. 
Colocar a massa na bancada polvilhada com farinha e amasse de novo com as mãos, adicionando os frutos secos, as passas e a fruta cristalizada. Divida a massa em duas metades e enrole-as. Una os dois rolos de massa dando-lhe a forma de coroa. Untar formas e colocar os bolos. Decorar com frutos secos e cristalizados e os montinhos de açúcar. 
Levar ao forno a 170ºC durante 20 minutos.  Retirar do forno e pincelar com calda de açúcar.

500g de farinha tipo 55

- 30g de fermento de padeiro

- 2 dl de leite morno

- 120g de manteiga

- 1 colher de café de sal

- 70g de açucar
- raspa de uma laranja
- raspa de um limão
- 3 ovos
- 2cl de rum
- 2 chávena de nozes, pinhões, amêndoas e amendoins picados grosseiramente
- 1 1/2 chávena de frutas cristalizadas picadas
- 1 chávena de sultanas/passas de uvas

Read more at http://www.ptitchef.com/recettes/bolo-rei-king-cake-gateau-des-sans-cullottes-fid-192095#0LHuQ8400pEltHpZ.99
500g de farinha tipo 55

- 30g de fermento de padeiro

- 2 dl de leite morno

- 120g de manteiga

- 1 colher de café de sal

- 70g de açucar
- raspa de uma laranja
- raspa de um limão
- 3 ovos
- 2cl de rum
- 2 chávena de nozes, pinhões, amêndoas e amendoins picados grosseiramente
- 1 1/2 chávena de frutas cristalizadas picadas
- 1 chávena de sultanas/passas de uvas

Read more at http://www.ptitchef.com/recettes/bolo-rei-king-cake-gateau-des-sans-cullottes-fid-192095#0LHuQ8400pEltHpZ.99



Sem comentários:

Enviar um comentário