segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Chocolate...o Manjar dos Deuses!

HÁ QUANTO TEMPO FOI DESCOBERTO?
O chocolate é proveniente do cacau, portanto para lá chegar, começamos pelo fruto, o CACAU...
O cacau nasce do cacaueiro, tendo sido esta árvore cultivada pela primeira vez há mais de 2000 anos, pelos Maias, dando o seu fruto um grande valor como alimento (partiam as sementes e mascavam) e como moeda. 
Os Astecas continuam a tradição e denominam o fruto como cacahuati. Nesta civilização era igualmente reconhecido como uma dádiva dos deuses. Os soldados e os hierarcas consumiam uma bebida forte e espumosa. Também era consumida  em festejos e rituais... 
 
O cacau entrou em contacto com o primeiro Europeu na era dos Descobrimentos, através de Cristóvão Colombo, quando desembarcou na América no séc. XV. Os Astecas receberam-nos com as suas sementes, mas Cristóvão Colombo não viu nada de especial nestas sementes, apenas as viram como moeda de troca (um escravo valia 100 sementes e um coelho 8 sementes)!
Só se deu como oficialmente descoberto quando Hérman Cortès chegou ao México, em 1519. Os Astecas pensaram que este era encarnação do seu Deus, Quetzalcoatl, pois a sua chegada coincidiu com o ce-acati (ano em que o Deus dos Astecas prometeu que ia voltar). Para sorte dos espanhois, este povo acreditava que Quetzalcoalt entrava "por onde o sol sai", ou seja, por leste, precisamente por onde Cortés entrou! Montezuma recebeu-o como se recebe uma divindade e ofereceu-lhe xocolati, com sabor amargo e forte. O valor energético e monetário chamou à atenção de Cortés.

Cortés
Foi Cortés que expandiu  o cultivo da árvore do cacau para Brasil, Venezuela e Antilhas, entre outros, que assim ganhou raízes por toda a América, fornecendo o Xocolati. 
Em 1524, o cacau torna-se  moda entre a nobreza e o clero, através do envio de carregamentos desta semente a Carlos V. Era forte e amargo. Já nesta altura, o chocolate tinha um poder inexplicável sob as pessoas... O Clero chegou a proibir as damas o seu consumo dentro da Igreja, ao que elas se recusaram e preferiram abandonar a Igreja. Para trazer as Damas de volta, os Clérigos passaram a oferecer esta bebida à porta da Igreja e no fim do sermão...

O Xocolati entrou na Itália (através de médicos), na França (por Ana de Austria), em Inglaterra (pelos aristocratas) e Alemanha (por um cientista de Nurumberga). 
Por ser tão amarga, ainda não estava ao gosto do eurpopeu. Em Espanha era apenas de consumo medicinal para que não se tornasse um hábito, sendo limitado o seu consumo a uma vez por dia. 
Rapidamente se adicionou açúcar ao cacau , que aqui se adaptou definitivamente ao Nosso gosto (quase 1 século após a sua descoberta). As chocolatarias ficaram na moda e o exótico manjar era consumido pelas damas  da alta sociedade espanhola da época, que se reuniam em salões. Também aqui começou a aparecer em formas sólidas envolto em papela dourado para não sujar as mãos! 
Chocolataria Londres
mais tarde, os franceses ao provar estes pequenos pedaços diziam: "Bon! Bon!" (exclamações que serviam para designar bombons). Assim nasceu uma nova indústria: em  França iniciou-se o processo de produção mecanizada no reinado de Luís XIV. París  abriu a sua primeira loja de chocolates em 1659. 
primeira loja de venda de chocolate e em 1728 a primeira fábrica.Em 1655 os ingleses  (por Espanha ter cedido a Jamaica) começaram a importar directamente o cacau e em 1660 abriram o primeiro salão de chocolate; em 1657 a
Em Espanha, a primeira produção mecânica de chocolate foi estabelecida em 1777, em Barcelona.
Henrich Nestlé
Em 1728, Conrad van Houten cria o cacau em pó, separando a manteiga de cacau da restante matéria-prima. 
Em 1875, os suiços (sendo inventores desta), lançam a tablete de chocolate fabricada com leite, tornando-se os mais prestigiados do Mundo.
Em 1879 Philip Suchard, Henrich Nestlé, Lindt e Daniel Peter foram os grandes investigadores do processo de fabrico. 


COMO ERA CONSUMIDO...
Os Astecas faziam o Xocolati, bebida energética e de sabor muito forte: torravam e moíam as sementes do cacau, misturavam água e especiarias (malagueta, canela, pimenta, baunilha e por vezes farinha de milho para espessar).
Em 1730, os europeus preparam o cacau com leite e açúcar para captar mais apreciadores.
Em 1875 nasceu o a tablete de chocolate com leite...

Sem comentários:

Enviar um comentário