sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A Lasanha…


A palavra Lasanha é proveniente do grego lasanon, que significa pote de quarto. O
termo foi adaptado pelos romanos como lasanum, para significar pote de cozinhar. Nesta altura (e até ao séc. XIV), a lasanha consistia em alguns pedaços de massa, cortados em quadrados em tiras ou intacta cozidos na panela, em camadas e recheada com queijo. Era acompanhado com legumes e queijo. Já os italianos utilizaram a palavra Lasanha para definir o prato onde esta era feita.
Apesar de se acreditar que foi originado na Itália, tem-se evidências de que existe um prato muito similar designado Loseyns, muito apreciado na corte do Rei D. Ricardo II no século XIV, figurando no primeiro livro de receitas de Inglaterra. De qualquer forma, foi documentada uma versão mais antiga no século XIII, quando foi feito um prato às camadas, que não incluía tomate por ainda não ter sido descoberto pelos Europeus.
Com o passar do tempo a Lasanha transformou-se num prato muito popular em todo o mundo. Alguns restaurantes de Bolonha criaram a famosa Lasanha Bolonhesa e começaram a servir aos clientes no início do séc. XIX. A consagração veio em 1935 quando o jornalista Paolo Monelli cita o prato no seu livro “O Glutão errante”.
Hoje em dia a lasanha possui os mais diversos tipos de recheios, desde os tradicionais às invenções caseiras.


Lasanha de Atum

Ingredientes:

  • 1 embalagem de massa para lasanha Q.B.
  • 3 latas de atum
  • 1 cebola média
  • 2 tomates
  • azeite
  • Manjericão ou orégãos q.b.
  • 50 g de bacon aos cubos
  • 1 embalagem grande de molho bechamel (ou bechamel feito em casa)
  • queijo mozarella para pizza para gratinar
Comece por fazer um refogado com a cebola, o tomate sem pele e o azeite.

No bechamel de compra, se for muito espesso, acrescentar leite q.b. e aromatizar com noz-moscada, sal e pimenta moída. Caso queira economizar, faça o bechamel em casa! Consulte a receita no blog, na etiqueta como nasceu o bechamel.
Antes de utilizar as folhas da lasanha, leia as instruções na embalagem, pois pode ser necessário serem cozidas em água e sal antes de montar a lasanha! Se preferir, pode ainda fazer as folhas em casa com Massa Fresca.

Junte o bacon, deixe alourar um pouco e acrescente o atum bem escorrido. Deixe ganhar cor uns minutos. Tempere com manjericão fresco ou seco ou orégão q.b.
Num tabuleiro que vá ao forno coloque um pouco de bechamel no fundo e coloque a massa por cima.Cubra com o molho de atum e repita a operação até terminar a massa e o preparado de atum, mas finalize com uma camada de massa.Cobrir com o restante bechamel, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar uns 30 minutos.

















Sem comentários:

Enviar um comentário